Em abril de 2016 a ONG Transporte Ativo promoveu um workshop com o tema: “Mobilidade Urbana. Promovendo a mobilidade por bicicleta”. Pode ler sobre o evento no site deles aqui.
Eu
participei e comecei a postar o que achei e aprendi com o evento, ou seja,
minha visão sobre o que rolou no Ws, no último post (dividi em 3 partes, uma
pra cada dia de Ws, e esse é referente ao 2º dia).
Nos dias 27, 28 e 29 de abril
aconteceu no Estúdio X, na Praça Tiradentes, um workshop sobre
mobilidade urbana no Centro do Rio promovido pela ONG Transporte Ativo. Nessa
segunda parte vou contar o que rolou no segundo
dia de Ws.
Anotei
as cidades que consegui perceber que estavam representadas no evento. São elas:
- São Paulo – Renata Falzoni (Bike é Legal) e Daniel Guth (Associação de CiclistasUrbanos de SP)
- Salvador – Mobicidade
- Recife – Ameciclo
- Fortaleza – Ciclovida
- Brasília - Rodas da Paz
- Rio de Janeiro – Bike Rio Café, Transporte Ativo, Bike Anjo (Rio e Niterói), PedalSonoro
- Porto Alegre – Mobicidade
- Aracaju – Ciclo Urbano
- Alegrete (RS) – Transporte Ativo
Rolou um debate na parte da manhã bem interessante sobre as formas de captar e gerir voluntários para a organização e o posicionamento instituição X políticos e o lobby entre as partes. Participaram de frente o Daniel Guth, e os representantes do Rodas da Paz, do Mobicidade de Salvador e do Ciclovida, tendo como mediadora a Renata Falzoni.
Ainda
na parte da manhã aconteceu uma palestra do Vitor Andrade, Professor Doutor em
Urbanismo da UFRJ.
A
palestra abrangeu tópicos como “Transformar informação em ação”, mostrando como
os dados são importantes para mobilizar o poder público em prol do
favorecimento da mobilidade urbana, principalmente para o ciclista. Isso mostra
a importância que organizações como a Transporte Ativo, que faz esse
levantamento de dados, têm. Também foi mostrada a importância do design e
arquitetura dedicados para um projeto de mobilidade eficiente e efetivo.
A tarde rolou uma palestra do Marcio Deslandes, Global Policies Director, carioca que trabalha na ECF – European Cyclists’ Federation – sobre a “Governança da bicicleta”. Nela, ele mostrou os princípios da governança (corporativa), fez um paralelo entre bicicleta e saúde e mostrou que “...é super fácil atingir o Poder público falando de saúde.”. Ele ainda fez paralelos entre a bicicleta e economia, espaço, mobilidade, turismo, segurança, acessibilidade e outros mais que não consegui anotar. Na palestra o Marcio fez um comentário que achei válido registrar. Ele disse que “...os ciclistas, na Holanda, respeitam os motoristas porque também são motoristas! Essa “rixa” entre motoristas e ciclistas precisa acabar. Toda essa “revolução” é pela sociedade e não para os ciclistas”.
Depois
da palestra dele rolou um debate sobre governança pública pela/para a
mobilidade por bicicleta tendo como participantes o Daniel Guth (São Paulo), o
Luciano (Aracaju), a Gabriela (Alegrete) e ele mesmo. Os três primeiros
representaram, respectivamente, a cidade grande, média e pequena.
No
fim da tarde ainda teve uma palestra da Renata Falzoni, do Bike é Legal, sobre
a “Paixão pela bicicleta” que foi bem rápida, mas fiquei impressionado com a
paixão pela bicicleta e a energia que a Falzoni tem. É realmente
impressionante.
Foi outro dia bem interessante e proveitoso, com muito conteúdo e aprendizado onde pude ver um pouco mais dos exemplos de coletivos de outras cidades do Brasil. Pude perceber que o movimento a favor da mobilidade, especialmente pela bicicleta, é forte em todo o país, mas tudo ainda é bem inicial se comparado a outros países em termos de legislação e regulamentação. Mas pessoalmente acredito que “a coisa tá andando”.
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Foto por Michele Castilho. Todos os participantes do evento ao final do 2º dia. |
As fotos do 2º dia de evento podem ser vistas na página da Transporte ativo, no Facebook.
Contatos da Michelle Castilho, fotógrafa do evento:
Site: michellecastilho.com
Facebook: /MichelleCastilhoFotografia
Twitter: @micastilhomi
Instagram: @MichelleCastilhoFotografia
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